Honduras continua aberta ao diálogo - Mundo - iG" /

Comissão de Micheletti diz que Honduras continua aberta ao diálogo

Tegucigalpa, 22 jul (EFE).- A comissão de diálogo do novo presidente de Honduras, Roberto Micheletti, para o chefe de Estado da Costa Rica, Óscar Arias, mediador da crise política hondurenha, declarou hoje que Honduras segue aberta ao diálogo.

EFE |

"Não queremos anistia, queremos a verdade", afirmou Arturo Corrales, um dos membros da comissão de Micheletti, que retornou hoje à noite da Costa Rica, onde os enviados do presidente deposto Manuel Zelaya consideraram como "fracassado" o diálogo com Arias.

O novo ministro das Relações Exteriores hondurenho, Carlos López, que também faz parte da comissão de Micheletti, disse que a restituição de Zelaya, proposta novamente por Arias, está fora das mãos do poder Executivo, "porque em Honduras existe uma separação de poderes".

López acrescentou que a iniciativa de Arias apresentada hoje em San José às comissões de Zelaya e Micheletti será entregue aos três poderes de Honduras, para que determinem se o diálogo continua.

Para o ministro, aceitar o retorno de Zelaya como presidente seria "transgredir" a lei, algo que o líder deposto teria feito e pelo que foi acusado.

Rixi Moncada, membro da comissão de Zelaya no processo de diálogo, disse hoje que "o processo de San José fracassou pela intransigência do Governo golpista (de Micheletti)", o qual condenou e acusou pela "repressão" vivida em Honduras.

Segundo a proposta de Arias, Zelaya deveria retornar ao país na próxima sexta-feira. EFE gr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG