Comissão da Câmara dos EUA aprova estender Iniciativa Mérida ao Caribe

Washington, 20 mai (EFE).- A Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes americana aprovou hoje uma medida que amplia o auxílio da Iniciativa Mérida ao Caribe, dentro do orçamento de ajuda externa para 2010 e 2011.

EFE |

O objetivo do projeto de lei é fortalecer os esforços diplomáticos dos Estados Unidos porque "durante tempo demais não foi dado ao Departamento de Estado os recursos que precisa" para cumprir a missão, explicou Howard Berman, presidente da comissão.

Entre os elementos principais, o projeto de lei, além de estender a ajuda da Iniciativa Mérida contra o narcotráfico e o crime organizado aos países do Caribe, "melhora a vigilância e avaliação dos programas" desse plano de segurança regional.

A Iniciativa Mérida, lançada no mandato de George W. Bush, é um plano de segurança regional de US$ 1,4 bilhão para ajudar México e América Central a combater o narcotráfico.

Em seu primeiro ano, incluiu fundos também para Haiti e República Dominicana.

Agora que tem o sinal verde do Comitê, a iniciativa será submetida à votação no plenário da Câmara de Representantes no próximo mês. Para se tornar lei, também tem que ser aprovada no Senado. EFE mp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG