Comissão aconselha Governo britânico a dialogar com Hamas

Londres, 26 jul (EFE).- A Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns pediu hoje ao Governo britânico para iniciar contatos com o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, com o objetivo de reavivar o processo de paz no Oriente Médio.

EFE |

Em um relatório, o comitê parlamentar afirma que o Executivo trabalhista "deveria considerar urgentemente se relacionar com elementos moderados do Hamas".

Atualmente, o Governo britânico se recusa a dialogar com o movimento islâmico a menos que aceite os princípios do Quarteto para o Oriente Médio (ONU, Estados Unidos, União Europeia e Rússia) de rejeição à violência e reconhecimento do Estado de Israel.

No entanto, a comissão parlamentar entende que "segue havendo poucos sinais de que a política atual de não manter relação (com o Hamas) esteja alcançando os objetivos do Quarteto".

Para os deputados, um processo de paz "crível" provavelmente será "difícil de conseguir sem uma maior cooperação com o Hamas".

A comissão defende que o Governo britânico aplique ao Hamas a mesma medida adotada no Líbano com o braço político do movimento de resistência islâmica Hisbolá, com o qual decidiu entabular contatos.

O relatório critica o Hamas e Israel pelo conflito registrado em Gaza no final do ano passado, e acusa o grupo de atacar civis israelenses com foguetes, enquanto confere ao país um caráter "desproporcional" de sua ofensiva militar. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG