frustrada - Mundo - iG" /

Comentários do presidente do Afeganistão deixam Casa Branca frustrada

Washington, 5 abr (EFE).- A Casa Branca está frustrada com os comentários do presidente afegão, Hamid Karzai, que responsabilizou às potências ocidentais pela fraude eleitoral no pleito de seu país o ano passado.

EFE |

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que "estas declarações são genuinamente preocupantes e simplesmente não são verdade".

Segundo membros do Parlamento afegão, citados pela imprensa americana, Karzai ameaçou somar-se ao movimento talibã caso as pressões estrangeiras para que faça reformas continuem.

Na semana passada, o presidente afegão acusou às potências internacionais de serem as responsáveis pela fraude perpetrada nas eleições de seu país em agosto do ano passado.

As alegações foram feitas apenas alguns dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma viagem surpresa ao Afeganistão para se reunir com Karzai e visitar os soldados americanos que estão no país asiático.

As denúncias de Karzai forçaram uma conversa telefônica entre ele e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em que o governante expressou seu compromisso com a relação entre os dois países e os dois Governos concordaram em "virar a página".

"Em nome do povo americano, estamos frustrados", afirmou Gibbs em referência às declarações de Karzai, que deve viajar para Washington para se reunir com Obama na Casa Branca no dia 12 de maio.

"Em todos os cantos deste país há famílias que viram os seus entes queridos partir para servir com coragem em nossas Forças Armadas e ajudar esse país a viver em paz e segurança", disse o porta-voz. Ele acrescentou que "por enquanto" Karzai continua convidado para o encontro de maio na Casa Branca. EFE mv/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG