Washington, 24 jul (EFE).- Os comentários feitos pelo presidente americano, George W.

Bush, nos quais atribui a atual crise creditícia nos Estados Unidos a que "Wall Street ficou bêbada", repercutiram em todo o mundo, após serem emitidos na internet.

Colunistas dos grandes jornais dos EUA e blogueiros da internet analisam e opinam hoje sobre as declarações de Bush nas quais afirmou: "Não cabe dúvida. Wall Street ficou bêbada", em referência à crise bancária sofrida pelo país.

Bush pronunciou estas palavras em um ato privado, em Houston, (Texas) sem perceber que estava sendo gravado em um telefone celular.

Após esta frase, que foi recebida em meio a gargalhadas pelos presentes, Bush disse que tinha pedido justamente para não ser gravado no ato e acrescentou que Wall Street "ficou bêbada e agora está de ressaca".

Acrescentou que "a questão agora é quanto tempo levará (Wall Street) para recuperar a sobriedade e não tentar conduzir estes instrumentos financeiros complicados".

O ato, cujas imagens foram divulgadas na internet, aconteceu em 18 de julho em Houston, em reunião a portas fechadas de partidários do Partido Republicano em apoio à campanha eleitoral do congressista Pete Olson.

O vídeo chegou a uma emissora local de televisão em Houston e foi colocado em um site na terça-feira, dia 22.

Desde então, foi reproduzido e comentado em vários sites e meios de comunicação internacionais.

Nesta quarta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, comentou as declarações de Bush e insistiu em que não se tratava de uma mudança de atitude por parte do presidente dos Estados Unidos, mas de uma formulação mais direta e brusca do que sempre opinou sobre a crise.

"Bush falou, durante anos, sobre o fato de que Wall Street trabalhou com instrumentos financeiros muito complexos e agora está claro para todo o mundo que os mercados não entendiam plenamente os riscos que esses instrumentos representavam para a saúde global da economia e a instabilidade no mercado", disse Perino.

"Não acho que a crítica seja diferente, simplesmente está expressada com um pouco mais de franqueza e mais bruscamente", acrescentou. EFE wm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.