Começam negociações para criar município sérvio em Mitrovica

Pristina, 18 jun (EFE).- As Nações Unidas e a União Européia (UE) iniciaram os contatos com o Governo do Kosovo para estabelecer uma entidade municipal autônoma sérvia no norte da dividida cidade de Mitrovica, na qual no passado foram registrados confrontos entre as comunidades albana e servo-kosovar.

EFE |

Os representantes na ex-província sérvia da ONU, Joachim Rücker, e da União Européia, Pieter Feith, se reuniram na noite da última segunda com altas autoridades kosovares, confirmou ontem à Agência EFE Andy McGuffie, do Escritório Civil Internacional (ICO), criado para auxiliar Feith em seu trabalho de supervisão no Kosovo.

"Discutimos regularmente com o Governo do Kosovo sobre a aplicação da proposta de Martti Ahtisaari", declarou McGuffie, em referência ao plano apresentado pelo ex-representante da ONU sobre uma independência tutelada para o Kosovo que garanta a autonomia da minoria sérvia.

Mitrovica, uma antiga área industrial, era uma única entidade municipal até que a ONU assumiu a administração do Kosovo em 1999 e o rio Ibar se transformou na linha de delimitação entre as comunidades sérvia e albanesa.

Durante a negociação do plano Ahtisaari, as autoridades albano-kosovares aceitaram criar cinco novas municipalidades sérvias, uma delas na zona norte de Mitrovica.

No entanto, o Governo de Pristina se negou até o momento a aceitar a proposta de regulação colocada pela ONU. EFE am/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG