Começam eleições presidenciais na Argélia

Argel, 8 abr (EFE).- Os colégios eleitorais em que mais de 20 milhões de argelinos estão convocados a votar nas eleições presidenciais abriram hoje suas portas às 8h (4h, Brasília).

EFE |

Os colégios fecharão às 19h (15h). Os números sobre a participação sairão logo depois, enquanto o resultado, apenas amanhã.

A abstenção, que não parou de crescer nas últimas eleições, é a principal incógnita no pleito, em que o atual presidente, Abdelaziz Bouteflika, é o grande favorito.

Bouteflika apresenta sua candidatura a uma terceira reeleição consecutiva após ter impulsionado, em outubro passado, uma reforma na Constituição.

Cerca de 160 mil policiais, além de milhares de soldados da Gendarmaria Nacional, da Guarda Comunal e do Exército estão espalhados por todo o país para controlar a segurança durante as eleições.

As forças de segurança temem que a organização terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI) aproveite o impacto midiático oferecido pela jornada eleitoral para realizar um grande atentado.

O reforço na segurança acontece depois que três membros de milícias civis armadas pelas autoridades e um militar morreram nas últimas 48 horas em dois atentados terroristas nas províncias de Jijel e de Bouira, no leste da Argélia. EFE jg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG