Começam as eleições presidenciais na Croácia

Zagreb, 27 dez (EFE).- Os colégios eleitorais da Croácia abriram suas portas hoje, às 7h locais (4h de Brasília), para que cerca de 4,5 milhões croatas possam escolher o novo presidente do país, que pretende fazer parte da União Europeia (UE).

EFE |

O pleito croata reúne no total 12 candidatos: Milan Bandic, Andrija Hebrang, Ivo Josipovic, Josip Jurcevic, Damir Kajin, Boris Miksic, Dragan Primorac, Vesna Pusic, Vesna Skare Ozbolt, Miroslav Tudjman, Nadan Vidosevic e Slavko Vuksic.

Como não existe a expectativa de que um deles consiga a maioria absoluta, a tendência é que aconteça no dia 10 de janeiro o segundo turno das eleições.

As pesquisas indicam que o candidato do opositor Partido Social-Democrata, Ivo Josipovic, será o mais votado hoje, e estará no segundo turno ao lado do populista prefeito de Zagreb, Milan Bandic, candidato independente.

Nestas eleições, as quintas presidenciais desde a independência do país em 1991, os 6866 colégios eleitorais permanecerão abertos até as 19h locais (16h de Brasília).

Além dos 4.088.798 eleitores da Croácia, estão convocados às urnas 406.208 croatas que vivem fora do país, a maioria deles na vizinha Bósnia-Herzegovina.

Para ser eleito por um mandato de cinco anos, o futuro presidente deve obter mais de 50% dos votos no primeiro turno do pleito, ou ganhar na segunda rodada, que será disputada entre os dois candidatos mais votados.

O triunfador se transformará no terceiro presidente deste jovem Estado. EFE vb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG