Começam as eleições presidenciais de Montenegro

Podgórica, 6 abr (EFE).- Os colégios eleitorais abriram hoje suas portas em Montenegro às 8h (3h de Brasília) para a escolha do novo presidente do país, em um pleito no qual o atual chefe do Estado, Filip Vujanovic, desponta como favorito.

EFE |

As eleições de hoje são as primeiras presidenciais desde que esta pequena república, de cerca de 620.000 habitantes, proclamou sua independência da Sérvia, em 2006.

Os 1.141 colégios eleitorais permanecerão abertos por 13 horas, até as 21h (16h de Brasília), para que aproximadamente 490.000 cidadãos possam votar.

Espera-se que os primeiros resultados não oficiais sejam divulgados ainda esta noite, várias horas depois do fechamento das urnas.

Vujanovic, presidente do país desde 2003 e candidato do governamental Partido Democrático dos Socialistas (DPS), pode vencer as eleições em primeiro turno.

Disputam com ele três candidatos da dividida oposição montenegrina: Nebojsa Medojevic, Andrija Mandic e Srdjan Milic.

Segundo a última enquete da ONG Centro para a Democracia e os Direitos Humanos, Vujanovic vencerá as eleições com 52,8% dos votos, contra pouco menos de 20% para Medojevic e Mandic, cada um, e 10% para Milic.

As pesquisas divulgadas no país indicam uma alta participação, de aproximadamente 74% do eleitorado. EFE Dp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG