Começam as eleições parlamentares da Geórgia

Tbilisi, 21 mai (EFE).- Os colégios eleitorais da Geórgia abriram hoje suas portas às 8h (1h de Brasília) para as eleições parlamentares, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC).

EFE |

Os 3.552 colégios eleitorais de todo o país permanecerão abertos até as 20h (13h de Brasília) para receber os quase 3,5 milhões de georgianos estão convocados para as eleições.

Os resultados das pesquisas de boca-de-urna estarão disponíveis na página eletrônica da CEC a partir de 1h de quinta-feira (18h de quarta em Brasília).

As pesquisas de boca-de-urna dão uma ligeira vantagem ao partido governista Movimento Nacional Unido, com 26,4% das intenções de voto, sobre a coalizão Oposição Unificada, que recebe 22,4% dos votos dos entrevistados.

No entanto, todas as possibilidades estão em aberto, por causa do grande número de eleitores indecisos, e porque as listas de partidos só elegem 75 dos 150 deputados do Parlamento unicameral da Geórgia; os 75 restantes são eleitos em circunscrições majoritárias.

Para ter acesso à repartição proporcional das cadeiras para as quais são eleitas as listas de partidos, as legendas políticas devem obter pelo menos 5% dos votos.

O pleito parlamentar será supervisado por mais de três mil observadores estrangeiros e aproximadamente outros três mil locais.

EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG