Começam as eleições municipais e europeias no R.Unido

Londres, 4 jun (EFE).- Os colégios eleitorais abriram suas portas hoje no Reino Unido, onde os cidadãos estão convocados às urnas para escolher 72 deputados do Parlamento Europeu e 34 Governos municipais da Inglaterra.

EFE |

Os colégios abriram suas portas às 6h (3h de Brasília) e fecharão às 21h (18h de Brasília), momento em que começará a apuração de votos do pleito municipal, cujo resultado será conhecido nesta sexta-feira.

Os resultados das eleições europeias não serão divulgados até o domingo, às 20h (17h de Brasília).

Tanto nas eleições europeias como nas municipais, as pesquisas de intenções de voto prevêem uma forte queda do Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown.

Tudo indica que os trabalhistas serão os mais castigados pelos eleitores, não só pelo escândalo do abuso da despesa parlamentar, mas pela gestão da crise econômica, de acordo com estudos.

Além disso, a autoridade de Brown começou a ser questionada depois que as ministras do Interior, Jacqui Smith, e de Comunidades Locais, Hazel Blears, anunciassem esta semana suas renúncias.

As pesquisas publicadas no fim de semana passado sobre as eleições europeias previam que os trabalhistas não vão superar os 16% dos votos, atrás dos conservadores, com 30%, e do nacionalista UKIP, com 19%.

Em 2004, os "tories" foram a legenda mais votada, com 26,7% dos sufrágios, seguidos pelos trabalhistas, com 22,6%, o UKIP, com 16,1%; e os liberal-democratas, com 14,9%. EFE pa/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG