Começam as eleições legislativas no Uzbequistão

Moscou, 27 dez (EFE).- Os colégios eleitorais abriram hoje suas portas às 6h locais (23h de Brasília) para as eleições legislativas do Uzbequistão, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) deste país centro-asiático.

EFE |

No total, 17.215.700 cidadãos poderão exercer seu direito a voto nos 8.447 colégios eleitorais abertos em território nacional e em 44 missões diplomáticas no exterior, informou de Tashkent a agência oficial russa "Itar-Tass".

Participam das eleições à Câmara Baixa do Parlamento 506 candidatos de quatro partidos, todos governistas, e nenhum opositor.

Segundo a Constituição uzbeque, em caso de incapacidade do presidente, o poder deve ser assumido por um dos deputados da Câmara Baixa.

Os colégios eleitorais fecharão suas portas às 20h locais (14h de Brasília), e amanhã serão divulgados os resultados preliminares, assinalou o presidente da CEC, Mirza-Ulugbek Abdusalomov.

Este pleito é supervisado por 45.000 observadores locais e mais de 270 internacionais de 36 países, além de quatro missões internacionais.

As eleições serão consideradas válidas se registrarem mais de um terço do eleitorado do Uzbequistão, país mais povoado da Ásia Central. EFE egw/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG