Começam as eleições europeias na Holanda

Haia, 4 jun (EFE).- Começaram hoje as eleições europeias na Holanda, na qual aproximadamente 13 milhões de cidadãos escolherão seus 25 eurodeputados.

EFE |

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 7h30 locais (2h30 de Brasília) e as fecharão às 21h locais (16h de Brasília).

A partir de então começarão a ser conhecido os primeiros resultados, que serão divulgados ainda hoje, ao contrário do que ocorrerá com o resto dos países da União Europeia, que anunciarão os vencedores somente na noite do dia 7.

A televisão pública holandesa "NOS" e a agência local de notícias "ANP" serão as encarregadas de distribuir tanto as primeiras estimativas como os dados oficiais.

Os resultados definitivos, já comprovados pelo Conselho Eleitoral, serão publicados no dia 11 de junho, quatro dias depois do fim das eleições no resto dos países do bloco.

Quanto aos favoritos, acredita-se que o partido antimuçulmano e de extrema direita de Geert Wilders (PVV) receba um forte apoio, já que poderia obter quatro cadeiras e ficar muito de perto dos democrata-cristãos (CDA) e dos trabalhistas (Pvda), ambos no atual Governo, e que as pesquisas indicam com cinco cadeiras, cada um (atualmente, cada um tem sete). EFE mr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG