Lima, 23 nov (EFE).- Os chefes de Estado presentes na capital peruana Lima começaram hoje sua última reunião a portas fechadas desta Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), após a qual emitirão uma declaração que resume sua posição sobre diversas questões.

A agenda da Cúpula, que começou no sábado e se clausura hoje na sede do quartel general do Exército e o Ministério da Defesa do Peru, abrange 12 tema gerais.

Entre os temas da agenda estão "Liberalização e Facilitação do Comércio e dos Investimentos", "Integração Econômica Regional", "Responsabilidade Social Corporativa", "Segurança Alimentar", "Apoio à Rodada de Doha" e "Segurança Humana".

A reunião é chefiada pelo presidente do Peru, Alan García, anfitrião da cúpula, que hoje passará o bastão a Lee Hsien Loong, primeiro-ministro de Cingapura, país que assume a organização da cúpula em 2009.

Antes da primeira reunião privada de hoje ocorreu reunião entre os presidentes do Peru, Alan García, e Estados Unidos, George W.

Bush, da qual participaram também a secretária de Estado americana, Condeleezza Rice, e o chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, entre outros altos funcionários de ambos os Governos.

No sábado os participantes da cúpula emitiram uma declaração específica sobre a situação econômica global, na qual defenderam o livre-comércio como arma contra a crise e, como medida concreta, comprometeram-se a não levantar novas barreiras protecionistas em 12 meses a partir de agora, reiterando o que fora determinado pelo G20, há oito dias, em Washington (EUA).

A cúpula do Apec reúne, entre outros, os presidentes de EUA, George Bush; China, Hu Jintao; Rússia, Dmitri Medvedev; Coréia do Sul, Lee Myung-Bak; Chile, Michelle Bachelet; e México, Felipe Calderón, assim como os primeiros-ministros do Canadá, Stephen Harper; Austrália, Kevin Rudd; e Nova Zelândia, John Key.

Os 21 países de Apec representam 49% do comércio mundial e 55% do Produto Interno Bruto (PIB). EFE ar/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.