Começa em Istambul o V Fórum Mundial da Água

O V Fórum Mundial da Água, um encontro de sete dias que pretende examinar a crescente escassez de água potável no planeta, começou nesta segunda-feira em Istambul (Turquia), com uma participação recorde de políticos, especialistas, empresários e ativistas.

AFP |

O Fórum da Água, que terminará no próximo domingo, começa com uma reunião com um pequeno número de chefes de Estado e de Governo convidados pela Turquia.

Também acontece uma reunião ministerial para elaborar projetos de melhor gestão da água e para a resolução de conflitos motivados pelos recursos hídricos.

A polícia da cidade dispersou 300 manifestantes, com gás lacrimogêneo, que tentavam se aproximar do locan da reunião e prendeu pelo menos 15.

Os manifestantes, que gritavam frases como "a água é do povo, é a vida, não está a venda", responderam com pedras.

O fórum, que acontece a cada três anos, analisará os problemas da escassez de água, o risco de conflito por enfrentamentos entre países por rios e lagos e a melhor maneira de proporcionar água limpa a milhões de pessoas.

A previsão é de que a população mundial, atualmente superior a 6,5 bilhões de pessoas, aumente a nove bilhões até meados do século, o que aumentará consideravelmente a demanda de recursos hídricos.

Além da dimensão política, a conferência também tem a participação de empresas que atuam na bilionária indústria da água.

afp/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG