Começa cúpula em comemoração do 60º aniversário da Otan

ESTRASBURGO - A cúpula do 60º aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começou nesta sexta-feira com um jantar no qual os 28 chefes de Estado debatem sobre o futuro da entidade e sobre as relações com a Rússia, após um dia cujo protagonista foi o presidente americano, Barack Obama.

EFE |

Os líderes aliados examinarão quais passos práticos e políticos podem dar para aumentar os vínculos com Moscou em áreas de interesse comum, como o Afeganistão , a luta contra o terrorismo e a pirataria.

Quanto ao futuro da Otan, o presidente americano pretende promover uma "discussão substancial" para redigir o documento que descreverá como a organização deverá se portar no século 21.

A revisão estratégica que modernizará a Otan e a tornará mais flexível para se adaptar aos novos desafios de segurança deverá estar concluída até a Cúpula de Chefes de Estado da organização, que será realizada no ano em Portugal.

Paralelamente, os ministros de Assuntos Exteriores debatem sobre a segurança nos Bálcãs e a missão militar no Kosovo (Kfor), e os de Defesa analisam a transformação das capacidades militares.

Ao longo do dia, Obama se reuniu sucessivamente com o presidente francês, Nicolas Sarkozy , e com a chanceler alemã, Angela Merkel , e manteve um encontro com um grupo de três mil jovens, atos nos quais reiterou que espera uma resposta adequada dos aliados ao desafio do Afeganistão.

Antes do jantar, os chefes de Estado e as esposas da maioria deles assistiram a um concerto da violinista Anne-Sophie Mutter na cidade alemã de Baden-Baden, onde ocorre parte da cúpula, junto a Kehl, também na Alemanha, e Estrasburgo, na França.

Leia mais sobre Otan

    Leia tudo sobre: otan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG