Começa carnaval afro-caribenho em Notting Hill

Londres, 24 ago (EFE) - Cerca de 750 mil pessoas participam entre hoje e amanhã do carnaval do bairro de Notting Hill, em Londres, onde todos os anos a multidão dança ao ritmo da música afro-caribenha.

EFE |

Este será o 44º carnaval que acontece neste bairro londrino, popularizado por Hugh Grant e Julia Roberts no filme "Um lugar chamado Notting Hill".

As ruas do bairro receberão cerca de 64 grupos de dança, que vestirão fantasias coloridas e animarão o ambiente nestes dias chuvosos na capital britânica.

Este ano, a atenção do carnaval foi dividida com uma festa que reuniu cerca de 40 mil pessoas diante do palácio de Buckingham, para celebrar o início da preparação da cidade para sediar os próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados em Londres em 2012.

Segundo os organizadores, o tema do carnaval deste ano é "Welcoming the World" (Dando as boas-vindas ao mundo), escolhido para refletir as diversas culturas dos participantes do evento e também para vinculá-lo aos Jogos Olímpicos de 2012, segundo os organizadores.

A Polícia investiu 6 milhões de libras (7,5 milhões de euros) na segurança do carnaval, que termina amanhã, feriado no Reino Unido e o dia mais importante da festa.

As bandas musicais interpretam nestes dois dias ritmos como o calipso, a soca (fusão de soul e calipso) e o reggae, enquanto haverá um desfile de carros alegóricos.

Nos primeiros carnavais, os afro-caribenhos recriaram o espírito, a alegria e a cor das comemorações.

Algumas das edições da festa foram marcadas pela violência, como em 1976, quando cerca de cem policiais tiveram que ser hospitalizados após choques com os manifestantes, e em 2000, quando duas pessoas foram assassinadas durante o evento.

As raízes desta festa estão nas manifestações de alegria nas ruas de Trinidad e Tobago em 1833, por ocasião da abolição da escravatura no país. EFE vg/ab

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG