Começa apuração das eleições gerais da Índia

Nova Délhi, 16 mai (EFE).- A apuração das eleições gerais da Índia começou hoje às 8h (23h30 de Brasília de sexta-feira), de acordo com o previsto pela Comissão Eleitoral.

EFE |

As autoridades habilitaram uma site que será atualizado à medida que forem sendo conhecidos os dados de que partido ganha cada uma das 543 cadeiras em jogo.

Os resultados finais serão divulgados hoje mesmo, depois que o processo eleitoral, dividido durante quase um mês em cinco fases de votações, terminou em 13 de maio.

As projeções de voto divulgadas pela imprensa no fechamento das urnas davam uma ligeira vantagem ao governante Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi, que ficaria muito longe da maioria absoluta.

Ele quer deslocar do poder seu grande rival, o hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), concorrendo também com um bloco de partidos regionais e comunistas, a Terceira Frente.

Os analistas esperam um resultado apertado, que empurraria as duas grandes forças indianas a negociar com os vários partidos do arco parlamentar indiano. EFE amp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG