Começa a sexta rodada de negociações entre Rússia e Geórgia

Genebra, 1 jul (EFE).- As conversas entre Rússia e Geórgia foram retomadas hoje na sexta rodada de negociações para tentar resolver os problemas humanos e de segurança após o breve conflito entre os dois países em agosto do ano passado.

EFE |

As conversas acontecem com o auspício da ONU, da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), e da União Europeia (UE).

Como nas ocasiões anteriores, o vice-ministro de Assuntos Exteriores georgiano, Giorgi Bokeria, e seu colega russo, Grigory Karasin, estão liderando as delegações.

Além disso, participarão como observadores representantes da Ossétia do Sul e Abkházia, os territórios separatistas que a Rússia reconhece como independentes contra a vontade da Geórgia.

Na última rodada de conversas, foi reiterado o compromisso com o mecanismo estipulado em fevereiro, sobre a prevenção e resolução pacífica de incidentes.

Além disso, no último encontro foram apresentados às partes cinco documentos sobre programas de reabilitação sócio-econômica, direitos à moradia e à propriedade, a facilitação do retorno dos deslocados, o status legal dos refugiados e de outras pessoas deslocadas, e a reabilitação do fornecimento de água.

Está previsto que hoje as duas partes comentem esses documentos e falem sobre seus próprios compromissos. EFE mh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG