Começa a festa de São Firmino na Espanha

Tradicional festa espanhola começa nesta terça-feira com o grito de "Viva San Fermín"

iG São Paulo |

Dezenas de milhares de espanhóis e estrangeiros deram início nesta terça-feira, na cidade histórica espanholha de Pamplona, ao famoso festival de São Firmino.

A festa de nova dias teve início ao meio-doa com o tradicional "Viva San Fermín!" gritado da varanda da prefeitura da cidade. Segundos depois, um show pirotécnico, conhecido como "chupinazo", foi o sinal para os foliões, todos em traje tradicional do festival - camisas brancas e calças com cintos vermelhos - a começarem a cantar e encharcar uns aos outros com sangria, vinho barato e champanhe.

Nesta quarta-feira começa a corrida de touros, parte mais tradicional da festa de São Firmino. Os touros são os grandes protagonistas do festival, que atraem milhares de pessoas de todos os cantos do mundo até a cidade espanhola, todos os anos, principalmente depois que o escritor americano Ernest Hemingway a popularizou em seu romance "O Sol Também Se Levanta" (1932).

A corrida, que acontece ao longo de um trecho de 850 metros nas ruas de Pamplona e já deixou 15 mortos aos longo dos anos, atrai milhares de turistas a cada edição do festival.

Os americanos estão entre os estrangeiros mais presentes nas festas, junto aos franceses, embora também haja um grande número de britânicos, italianos, alemães e neozelandeses.

    Leia tudo sobre: EspanhaSão Firmino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG