Começa a apuração das eleições no Nepal

Katmandu - A Comissão Eleitoral anunciou hoje o início da apuração das eleições desta quarta-feira à Assembléia Constituinte do Nepal.

EFE |

Já foi anunciada a vitória do candidato Prakash Man Singh, do Partido do Congresso Nepalês (NCP), do primeiro-ministro Girija Prasad Koirala.

Singh, que é vice-presidente do NCP, venceu na circunscrição número 1 das 10 de Katmandu.

Nessa circunscrição, que tradicionalmente é um reduto do Partido Comunista do Nepal-Marxista-Leninista Unido (CPN-UML), o voto foi eletrônico, razão pela qual os resultados foram conhecidos antes.

Segundo o site "Nepalnews", os primeiros resultados da apuração na capital e em outras cidades refletem uma queda-de-braço entre o NCP, o CPN-UML e o Partido Comunista do Nepal-Maoísta (CPN-M).

Estas são as três principais legendas adversárias no pleito de ontem, o primeiro no Nepal desde 1999 e o quarto desde que se restabeleceu a democracia, em 1990.

A Assembléia Constituinte será formada por 601 membros, dos quais 335 serão eleitos por sistema proporcional e 240 pelo voto majoritário, enquanto os 26 restantes serão designados pelo Governo.

Três pessoas morreram ontem em episódios de violência durante a jornada eleitoral, o que aumentou para 23 o número de mortos desde o início da campanha. A votação teve de ser suspensa em 33 das quase 21.000 mesas eleitorais.

    Leia tudo sobre: nepal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG