Começa 2º turno das eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Dacar, 26 jul (EFE).- Os colégios eleitorais abriram hoje às 4h (de Brasília) na Guiné-Bissau, no início de eleições nas quais 600 mil eleitores escolherão um novo presidente para o país após o assassinato, em março, do chefe de Estado, João Bernardo Vieira.

EFE |

Segundo emissoras regionais, a votação começou sem problema e na hora prevista na capital do país, Cidade Bissau, onde dezenas de pessoas formavam filas desde muito cedo nos colégios eleitorais.

Os eleitores devem escolher o sucessor de Vieira dentre Malam Bacai Sanhá, do governista Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Kumba Ialá, líder do Partido da Renovação Social (PRS).

Os dois foram os candidatos mais votados dos 11 que disputaram o primeiro turno, realizado em 28 de junho, no qual Sanhá obteve 39,59% dos votos, enquanto Ialá conquistou 29,42%.

Cerca de 140 observadores internacionais, entre eles 21 enviados pela União Europeia, estão na Guiné-Bissau para supervisionar o pleito.

Os 2.500 colégios eleitorais distribuídos em todo o país fecharão às 14h (de Brasília) e a apuração deve começar imediatamente depois do fechamento. EFE st/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG