Começa 1ª audiência de confirmação de Sotomayor para Supremo dos EUA

WASHINGTON - A primeira audiência de confirmação de Sonia Sotomayor para uma vaga na Suprema Corte dos Estados Unidos começou nesta segunda-feira, em Washington.

EFE |

Reuters
Sotomayor fala diante do Comitê Judicial do Senado

Sotomayor fala diante do Comitê Judicial do Senado

A juíza, nascida em Nova York de pais porto-riquenhos, ocupou seu lugar na mesa das testemunhas, diante dos 19 senadores que pertencem ao Comitê Judicial do Senado.

Durante a audiência, ela terá que responder às perguntas e ouvir as objeções, críticas e comentários dos legisladores, para os quais as audiências desta semana são o único momento de expressar sua opinião sobre a composição e o futuro do Supremo.

A magistrada busca, assim, se transformar na primeira descendente latina na Suprema Corte dos Estados Unidos. Sotomayor chega à audiência após ter falado pessoalmente com 89 dos 100 membros da Câmara Alta e com uma experiência sólida como promotora, juíza de primeira instância e magistrada de uma corte de apelações.

No entanto, os republicanos colocam em dúvida sua objetividade e disseram que ela parece favorecer as minorias. Alguns dos republicanos do Comitê Judicial anteciparam que hoje perguntarão a Sotomayor sobre o tema racial.

Pertencem ao Comitê sete republicanos e 12 democratas, liderados pelo presidente, Patrick Leahy. As audiências se estenderão durante esta semana e, entre as testemunhas que falarão a favor de Sotomayor, estão o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e a presidente da Associação Nacional de Advogados Hispânicos, Ramona Romero.

A Suprema Corte dos Estados Unidos possui nove membros com cargos vitalícios, dos quais atualmente cinco são considerados conservadores e quatro liberais.

Se o Senado confirmar sua nomeação, Sotomayor substituirá David Souter, um dos liberais, que se aposentou, e com isso a divisão ideológica da máxima corte do país não mudará.

Leia mais sobre Sonia Sotomayor

    Leia tudo sobre: euapolítica - euasonia sotomayor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG