Comboio de ajuda humanitária da ONU chega a zona rebelde da RDCongo

Um comboio humanitário da ONU e de uma ONG chegou nesta segunda-feira sem problemas a Rutshuru, leste da República Democrática do Congo (RDC, antigo Zaire), em uma zona rebelde, onde distribuirá a primeira ajuda em mais de uma semana.

AFP |

O comboio, escoltado por oficiais da ONU, transportava material médico e água. Porém, os voluntários que participam na missão insistiram que se trata principalmente de uma avaliação da situação.

O comboio, que saiu pela manhã da cidade de Goma, capital da província de Kivu Norte, chegou à tarde a Rutshuru, cidade situada 75 km mais ao norte.

Os rebeldes posicionados em vários pontos da estrada permitiram a passagem dos veículos humanitários.

A região de Rutshuru, onde estão posicionado 300 soldados da ONU, foi afetada pelos combates das últimas semanas entre os rebeldes de Laurent Nkunda e o Exército congolês.

A rebelião está na entrada de Goma, mas não foi registrado nenhum enfrentamento importante desde a noite de quarta-feira.

A situação humanitária é catastrófica em Kivu Norte, onde mais de um milhão de pessoas ficaram desabrigadas pelos enfrentamentos. Os combates violentos da semana passada impediram a chegada de ajuda humanitária.

str-bed/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG