Combinação de anti-retrovirais aumenta expectativa de vida dos soropositivos

A expectativa de vida dos pacientes contaminados pelo vírus da Aids nos países industrializados aumentou 13 anos desde que eles passaram a ter acesso a uma combinação de anti-retrovirais, com uma queda da mortalidade de cerca de 40%, segundo estudo que sairá na edição desta sexta-feira da revista britânica The Lancet.

AFP |

Uma equipe de pesquisadores conduzida pelo professor Robert Hogg, do centro de pesquisa sobre a Aids de Vancouver (Canadá), comparou as taxas de mortalidades entre os pacientes em 1996-1999, período em que começaram a ser utilizadas as terapias combinando vários anti-retrovirais, e as de 2003-2005.

Neste intervalo, os tratamentos se tornaram "mais eficazes, são melhor tolerados e mais simples em termos de dosagem", disse o The Lancet.

Segundo esta avaliação, que reúne os resultados de 14 estudos realizados no total com mais de 40.000 pessoas na América do Norte e na Europa, a expectativa de vida aos 20 anos passou neste período de 36,1 para 49,4 anos, com variações.

Além disso, os pacientes contaminados por injeção de droga têm 12 anos a menos de expectativa de vida, assim como os tratados tardiamente, que perdem 18 anos de expectativa de vida em relação aos tratados desde o início da infecção.

As mulheres têm expectativa de vida levemente mais elevada que os homens, talvez porque comecem o tratamento mais cedo.

"Estes avanços, dizem os autores do estudo, fizeram a infecção do HVI, doença mortal antes da chegada dos tratamentos combinados, uma doença crônica de longa duração".

No entanto, a expectativa de vida dos soropositivos é ainda mais baixa nos soropositivos do que a dos soronegativos, fez questão de frisar o estudo. Aos 20 anos, ela é de 63 anos para os primeiros e 80 anos para os segundos, destacou.

Segundo a revista The Lancet, não há dados para os pacientes dos países pobres, nem para os de mais de 30 anos.

chc/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG