NOVA DÉLHI - Pelo menos 31 supostos talebans morreram em combates com as forças de segurança e milícias tribais travados em várias áreas do norte do Paquistão, informaram hoje fontes militares.

No distrito de Dir, as milícias tribais que lutam contra os insurgentes há semanas mataram dez "terroristas" e detiveram outros seis durante as últimas 24 horas, segundo um comunicado do comando militar paquistanês.

O Exército, que lançou no final de abril uma grande operação nos distritos de Swat, Buner e Dir, deteve seis "suspeitos" nesta demarcação.

Segundo o boletim que o Exército divulga diariamente sobre a operação, um suposto taleban foi morto pelas tropas no Vale de Swat, principal cenário dos combates, enquanto nove fundamentalistas foram detidos.

Apesar de os enfrentamentos com a insurgência continuarem, as autoridades deram sinal verde para a volta dos deslocados por causa do conflito na região, e o Exército calcula que 45 mil famílias já retornaram a suas casas.

Em outra instável região paquistanesa, a demarcação tribal de Khyber - na fronteira com o Afeganistão -, a Guarda de Fronteiras matou 20 supostos talebans, segundo uma fonte do corpo militar citada pelo canal televisivo "Geo".

Durante a ofensiva das forças de segurança, que ocorreu no Vale de Tirah, quatro supostos esconderijos talebans também foram destruídos, segundo a fonte.

Este vale, situado em uma área fértil e montanhosa de difícil acesso, próxima à localidade de Peshawar, foi cenário várias vezes de difíceis enfrentamentos entre insurgentes, tribos e grupos criminosos.

Estes grupos lutam para obter o controle de uma área estratégica próxima à estrada que leva à passagem de Khyber, por onde centenas de caminhões e veículos cruzam o Afeganistão todos os dias.

O Exército, ainda em meio à ofensiva em Swat, bombardeia há semanas a região tribal do Waziristão do Sul, como prévia de uma grande operação contra o líder dos talebans paquistaneses, Baitullah Mehsud.

Leia mais sobre Taleban

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.