Combates entre Governo e oposição se estendem por Beirute

Beirute, 8 mai (EFE).- Os combates que explodiram hoje entre partidários do Governo e da oposição no Líbano se estenderam para diversos bairros de Beirute, assim como para algumas regiões do leste do país, informaram à Efe fontes policiais.

EFE |

Os enfrentamentos, que se iniciaram na zona central de Corniche Mazraa, se estenderam aos bairros de Ras el Nabeh e Barbur, assim como ao Vale do Bekaa, no leste do Líbano.

Por enquanto, as fontes não informaram sobre a existência de vítimas na capital, embora tenham assinalado que, no Vale do Bekaa, reduto da milícia xiita Hisbolá, que lidera a oposição, pelo menos seis pessoas ficaram feridas nos enfrentamentos.

Segundo a imprensa libanesa, em Ras el Nabeh, seguidores do Hisbolá estão tentando tomar duas sedes do partido Movimento do Futuro, liderado por Saad Hariri, líder da maioria governamental.

Além disso, foram registradas ainda explosões em diversos pontos da capital.

Corniche Mazraa, onde se iniciaram os combates, foi tomada por grupos de indivíduos armados, enquanto os civis se retiraram para suas casas.

A rede de televisão árabe "Al Jazira" mostra a mais de uma hora imagens ao vivo de Beirute, nas quais se vêem edifícios que foram atacados e se escutam contínuos tiroteios e explosões.

A rede de televisão também divulgou imagens de membros do Exército desdobrados nas ruas da capital, que intervieram em algumas ocasiões para tentar deter os choques entre facções rivais.

O Executivo libanês se encontra reunido neste momento para tratar da atual crise, e espera-se que Saad Hariri conceda uma entrevista coletiva por volta das 14h (de Brasília).

Os enfrentamentos começaram minutos depois de o secretário-geral do Hisbolá, Hassan Nasrallah, declarar em entrevista coletiva que a decisão do Governo de acabar com sua rede de telecomunicações é "uma declaração de guerra" contra a milícia xiita. EFE ks/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG