Combates em aldeia saudita próxima ao Iêmen deixam 19 mortos

Riad, 2 jan (EFE).- Combatentes xiitas do norte do Iêmen atacaram hoje uma aldeia saudita e, nos choques armados, 19 pessoas morreram, informaram moradores da área.

EFE |

As fontes disseram por telefone à Agência Efe que os confrontos armados aconteceram na aldeia de Almenzalp, que sofreu hoje um ataque de combatentes xiitas iemenitas conhecidos como hutis e que operam dos dois lados da fronteira.

A região é cenário nos últimos meses de duros enfrentamentos por causa de uma ofensiva do Exército iemenita lançada em agosto e que foi reforçada depois pelas Forças Armadas da Arábia Saudita a partir de seu território.

O conflito entre o Exército iemenita e os hutis se remonta a 2004, mas se intensificou nos últimos meses. Os hutis não reconhecem a soberania saudita em algumas comarcas fronteiriças.

Na quinta-feira passada, os rebeldes xiitas ofereceram manter conversas com a Arábia Saudita para chegar a uma trégua nesse lado da fronteira, mas a oferta não teve resposta das autoridades de Riad. EFE ms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG