Combates e bombardeio americano matam 35 rebeldes no Afeganistão

Cabul - Pelo menos 35 supostos talibãs morreram na conflituosa província afegã de Helmand durante duas ofensivas militares do Exército afegão e da coalizão liderada pelos Estados Unidos, uma das quais incluiu um novo ataque aéreo sobre a região, assegurou hoje o comando militar americano.

EFE |

Segundo um comunicado da coalizão, 20 insurgentes morreram ontem durante uma ação militar que se insere "nas contínuas operações" lançadas no distrito de Kajaki, em Helmand.

Só esta semana, cerca de 85 talibãs morreram nessa região, conforme indicam dados divulgados por comandantes militares e pelo Governo afegão.

As tropas americanas, com o apoio das forças de segurança afegãs, estavam patrulhando a região - tida como um reduto talibã - quando foram emboscadas pelos rebeldes, segundo o comando militar americano.

As forças aliadas abriram fogo, mas tiveram que pedir o apoio da aviação americana, que bombardeou a zona e destruiu "seis posições do inimigo".

Segundo o comunicado divulgado, não houve mortes de civis nem de integrantes das forças afegãs ou americanas durante a operação.

"Os rebeldes do distrito de Kajaki são conhecidos pelo envolvimento na fabricação de bombas, contrabando de armas, atividades de narcotráfico e ataques diretos contra as forças afegãs e da coalizão, além de intimidação aos aldeões", assegurou o comando dos EUA.

Horas mais tarde, a coalizão emitiu um novo comunicado no qual informou que suas tropas, junto ao Exército afegão, mataram hoje 15 insurgentes, também em Kajaki, em uma operação na qual recuperaram armas e uma grande carga de papoula, planta a partir da qual é fabricado o ópio, principal fonte de financiamento dos talibãs.

Helmand, no sul do Afeganistão, é um dos redutos da insurgência talibã, e as tropas dos EUA e da coalizão costumam lançar intensas ofensivas contra os fundamentalistas.

Leia mais sobre: violência

    Leia tudo sobre: violência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG