Combates com tropas matam 34 insurgentes no Afeganistão

Cabul, 16 nov (EFE).- Pelo menos 34 supostos insurgentes morreram em dois combates contra tropas afegãs e da coalizão liderada pelos Estados Unidos no sul do Afeganistão, informou hoje o comando americano no país asiático.

EFE |

O combate mais grave ocorreu no sábado no distrito de Nahr Surj, na província de Helmand, quando uma patrulha conjunta encontrou um grupo de insurgentes.

As tropas os enfrentaram com armas leves e apoio, e mataram 30 supostos insurgentes, sem baixas entre os soldados, além de destruir dois veículos, afirmou o comando, em comunicado.

Outros quatro insurgentes morreram em uma operação registrada no sábado na província de Kandahar que acabou com a destruição de uma instalação de processamento de drogas, informou o comando americano, em outro comunicado.

As tropas destruíram no local, situado no distrito de Spin Boldak, uma tonelada de drogas, segundo a nota.

Enquanto continuam as operações, o presidente afegão, Hamid Karzai, garantiu hoje segurança ao líder talibã, o mulá Omar, caso este renuncie à violência e inicie conversas de paz.

"Se ouvir que o mulá Omar e seus parceiros querem vir ao Afeganistão para negociar a paz e que nossos filhos deixem de morrer, eu, como presidente do Afeganistão, estou disposto a qualquer preço para dar-lhe proteção", disse Karzai, no Palácio Presidencial. EFE nh-daa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG