gradual - Mundo - iG" /

Comando russo insiste em que retirada das tropas da Geórgia será gradual

Moscou, 17 ago (EFE).- O Comando russo assegurou hoje que a retirada das tropas russas da Geórgia será gradual e insistiu na necessidade de que estas cumpram com sua missão de paz na região de conflito.

EFE |

"A principal tarefa das tropas russas de paz e das unidades do Comando 58 do Exército na zona de conflito é estar em permanente alerta para cumprir com suas missões de pacificação", assegurou em entrevista coletiva Anatoli Nogovitsin, subchefe do Estado-Maior do Exército russo.

O general acrescentou que as tropas russas também se ocupam de liquidar as seqüelas da catástrofe humana provocada pela guerra.

Neste momento, as tropas russas mantêm o controle sobre três cidades georgianas (Gori, Senaki e Zugdidi), após deixar ontem à noite o porto de Poti (Mar Negro).

O presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou no sábado o plano europeu de regra do conflito, que contempla tanto o cessar-fogo como a retirada das tropas da região.

O Exército russo insiste em que ainda não concluiu a operação de neutralização dos arsenais e as equipes militares abandonados pelas tropas georgianas.

A Geórgia reivindica a saída imediata das tropas "ocupantes" russas, às quais acusa de "saquear" e "destruir" as principais infra-estruturas civis do país. EFE io/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG