solução política em Sadr City - Mundo - iG" /

Comando dos EUA apóia solução política em Sadr City

O comando norte-americano no Iraque declarou neste domingo seu apoio a uma solução política para pôr fim à violência no feudo xiita de Sadr City, no nordeste de Bagdá.

AFP |

O governo iraquiano e o movimento do líder radical xiita Moqtada al-Sadr anunciaram no sábado um acordo que deve entrar em vigor neste domingo para cessar os combates entre milicianos xiitas e tropas iraquianas e norte-americanas nesse bairro onde vivem mais de dois milhões de pessoas.

Estes confrontos deixaram centenas de mortos desde o final de março e paralisaram grande parte do bairro.

"Como sempre dissemos, apoiamos as soluções políticas em Sadr City e no Iraque em geral. Desejamos o fim da violência de elementos criminosos que põe em perigo a vida de iraquianos inocentes", ressaltou à AFP um porta-voz norte-americano, o coronel Gerald O'Hara, em um comunicado.

Essa nota fez referência a um "possível cessar-fogo" em Sadr City, onde unidades norte-americanas participaram dos confrontos desde o final de março.

O comando norte-americano afirma ter atuado para acabar com os grupos extremistas que disparam foguetes e obuses de morteiro em direção à "Zona Verde", o enclave fortificado do centro de Bagdá onde estão localizadas as instituições iraquianas e a embaixada dos Estados Unidos.

O movimento de Moqtada al-Sadr considera que o governo iraquiano e o comando norte-americano querem enfraquecê-lo antes das eleições cruciais de outubro, nas quais o clérigo radical xiita espera acentuar seu peso político.

Em outro comunicado, o comando norte-americano indicou a morte de quatro "criminosos" em enfrentamentos, no sábado, em Sadr City.

aj/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG