Comandante das Forças Armadas e 2 ministros de Uribe podem estar com gripe

Bogotá, 31 ago (EFE).- Pelo menos dois ministros do gabinete do presidente colombiano, Álvaro Uribe, que foi diagnosticado com a gripe A, assim como o comandante das Forças Armadas da Colômbia, o general Freddy Padilla, poderiam também ter sido contagiados pelo vírus A(H1N1), admitiram hoje fontes oficiais.

EFE |

O ministro da Defesa, Gabriel Silva, o de Comércio Exterior, Luis Guillermo Plata, o alto comandante militar e outros funcionários têm "sintomas básicos" da doença e em poucas horas os resultados dos exames serão divulgados.

Silva se sente mal, apresenta febre e tosse, "sintomas compatíveis com a presença da gripe produzida pelo vírus (A)H1N1", segundo um comunicado oficial lido aos jornalistas pelo secretário de Informação e Imprensa da Presidência colombiana, César Mauricio Velásquez.

Tanto Uribe, quanto Silva e o general Padilla cancelaram hoje sua participação em um conselho de segurança realizado na cidade de San Vicente del Caguán, no sul do país.

O Executivo recomendou hoje às pessoas que tiveram contato com o presidente nos últimos dias que consultem os médicos se apresentarem sintomas da doença.

Ontem, o ministro da Proteção Social, Diego Palacio Betancourt, informou que Uribe contraiu o vírus A(H1N1) e seu Governo enviou um alerta a governantes e pessoas que, como ele, participaram da Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) na sexta-feira, em Bariloche (Argentina).

O governante começou a se sentir mal no retorno da reunião, se queixou de dor de cabeça a seus acompanhantes e, ao chegar a Bogotá, tinha febre, segundo Betancourt.

Uribe viajou à Argentina no mesmo avião que Silva, Padilla, o ministro das Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, sob observação em Pequim, o secretário de Informação e Imprensa e vários jornalistas.

No entanto, não foi hospitalizado, recebe tratamento em casa e está trabalhando "virtualmente", segundo fontes do Governo. EFE rrm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG