Com sete astronautas, Discovery parte para missão espacial

O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, partiu nesta segunda-feira do sul da Flórida para uma missão de 13 dias, levando mais um módulo logístico e laboratórios à Estação Espacial Internacional.

iG São Paulo |

A nave, instalada sobre o gigantesco tanque de combustível de seus foguetes propulsores, deixou o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (sul da Flórida), às 7h21 no horário de Brasília.


Ônibus espacial "Discovery" parte para missão espacial nesta manhã / AP

O responsável da missão é o astronauta Alan Poindexter e Jim Dutton pilotará a nave até a ISS.

No "Discovery" viajam também os especialistas Rick Mastracchio, Clay Anderson, e as astronautas Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stephanie Wilson e Naoko Yamazaki , da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão.

A nave viaja com um módulo logístico a bordo, denominado Leonard, que conta com compartimentos específicos projetados para os experimentos científicos na estação espacial, assim como com ao redor de 1,8 tonelada de equipamentos e provisões para os ocupantes da ISS.

O "Discovery" também leva um sistema de pesquisa de atrofia muscular que permitirá aos astronautas determinar a força de seus músculos quando estão no espaço.

O sistema ajudará os astronautas a realizar exercícios ao redor de seis articulações e decidir medidas para impedir sua atrofia.

 A missão STS-131 da "Discovery" também testará um novo avanço tecnológico da prospecção espacial: um sistema de purificação de água tão absoluto que o líquido poderá ser usado até em injeções intravenosas.

Os astronautas farão três caminhadas durante as quais se substituirá um tanque de amoníaco no exterior da nave.

Também será recolhido um experimento japonês e se modificará a posição de um giroscópio instalado na viga central do complexo.

A próxima das últimas três missões das naves americanas será realizada pela "Atlantis". O lançamento está previsto para o dia 14 de maio.

* Com EFE

Leia mais sobre Discovery

    Leia tudo sobre: discovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG