Com fogos e churrascos, americanos celebram 4 de julho

Washington, 4 jul (EFE).- Com fogos de artifício, churrascos e os tradicionais piqueniques, os americanos celebraram hoje o famoso 4 de julho, dia em que os Estados Unidos lembram sua independência da coroa britânica.

EFE |

O Nacional Mall de Washington acolheu hoje milhares de pessoas reunidas para comer em família e assistir aos esperados fogos de artifício, ponto alto desse feriado nacional.

As bandeiras azul, branca e vermelha enfeitavam os edifícios e as casas para lembrar que em 4 de julho de 1776 representantes das 13 colônias pioneiras assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Em um dia em que se fala de liberdade, espírito empreendedor, trabalho e superação, o presidente Barack Obama pediu aos americanos que unam forças para superar as dificuldades que o país enfrenta.

"Que o espírito inquebrantável que definiu nosso passado nos conduza rumo ao futuro", disse Obama.

Os EUA despertaram com a notícia do lançamento de sete mísseis pela Coreia do Norte. Washington mostrou sua preocupação com o ato e exigiu que Pyongyang "se concentre nas conversas para a desnuclearização e na aplicação dos compromissos internacionais".

Neste 4 de julho, o vice-presidente Joe Biden viajou ao Iraque para celebrar o Dia da Independência com o batalhão onde seu filho serve.

Em Washington, o presidente dedicou o 4 de julho aos militares americanos. Os Obama celebraram também outra importante data já que a festa nacional coincide com o aniversário da filha mais velha do chefe de Estado, Malia, que completou 11 anos.

Um dos monumentos mais emblemáticos dos EUA, a Estátua da Liberdade celebrou este dia abrindo as portas de acesso a sua coroa, fechadas após os atentados de 2001.

Em Nova York, também foram cumpridas outras tradições, como o concurso anual de cachorros-quentes, no qual pelo terceiro ano consecutivo Joey Chestnut foi o campeão, ao comer 68 sanduíches. EFE elv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG