Com aval de Israel e Turquia, ONU investigará incidente de frota rumo à Gaza

Ataque de Israel à frota que pretendia levar ajuda à Faixa de Gaza deixou mortos em maio

EFE |

AP
Imagens amadoras divulgadas por grupo que levava ajuda humanitária até a Faixa de Gaza mostram soldados israelenses a bordo de um dos barcos (31/05/2010)
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira a criação de um comitê de investigações para o incidente de 31 de maio com a frota humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza . O comitê conta com a aceitação de Israel e Turquia.

"Após dois meses de intensas negociações com líderes de Israel e Turquia, anuncio a instalação de um comitê" que investigará o caso, declarou Ban.

O comitê será presidido pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer e copresidido pelo atual líder da Colômbia, Álvaro Uribe, que deixa o cargo no próximo sábado.

"Agradeço aos líderes de Turquia e Israel com quem tive conversas durante todo o fim de semana por seu espírito de compromisso e de cooperação", disse Ban em comunicado. Para ele, a instalação desse comitê de investigação é um "fato sem precedentes".

O Conselho de Segurança da ONU pediu há dois meses que se abrisse uma investigação internacional sobre os incidentes do comboio atacado em 31 de maio , quando forças armadas israelenses deixaram nove mortos.

Ban comunicou que Palmer e Uribe contarão com outros dois membros em representação de Turquia e Israel a serem designados por esses países. O comitê começará os trabalhos a partir do próximo dia 10. Os resultados das primeiras constatações serão submetidos ao Conselho de Segurança da ONU e ao secretário-geral em meados de setembro, ressaltou Ban.

"Espero que esse comitê realize seu mandato com base no estipulado pelo Conselho e em plena cooperação com as autoridades nacionais dos dois países", destacou o secretário-geral.

    Leia tudo sobre: PalestinosHamasFaixa de GazaIsraelataque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG