Colonos protestam contra encontro entre Netanyahu e Abbas em N.York

Jerusalém, 21 set (EFE).- Líderes do movimento colono israelense fizeram uma manifestação hoje em frente à residência do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em protesto contra a reunião entre este e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que se encontrarão amanhã, em Nova York.

EFE |

Os manifestantes colocaram perante a residência oficial de Netanyahu uma tenda de campanha que servirá como centro dos protestos contra o encontro promovido pelo presidente americano, Barack Obama.

O ministro sem pasta Benny Begin, do direitista Likud (partido do chefe do Governo), visitou hoje a tenda e disse aos manifestantes que sua resistência é importante, porque "não se pode pisar no direito dos judeus de povoar a terra de Israel", informou o serviço digital de notícias "Ynetnews".

Os líderes ultradireitistas Baruch Marzel e Itamar Ben-Gvir também foram à tenda, aonde chegaram com fraldas e declararam aos jornalistas que pretendem entregá-las a Netanyahu porque, segundo eles, o primeiro-ministro israelense "urina nas calças" cada vez que se encontra com Obama.

O movimento colono teme que o início de um novo processo de paz com os palestinos represente o congelamento do crescimento das colônias na Cisjordânia.

O encontro em Nova York será o primeiro entre os líderes israelense e palestino desde que Netanyahu chegou à Chefia do Governo, no início deste ano.

A reunião acontecerá depois de Israel se negar a suspender a ampliação dos assentamentos judaicos em solo palestino, condição fixada pela ANP para retomar as negociações de paz, que permanecem bloqueadas desde a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza de dezembro do ano passado e janeiro.

Na semana passada, o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, não conseguiu arrancar nenhum compromisso das partes para estabelecer um eventual processo de paz ou para o início da normalização de relações entre Israel e os países árabes da região. EFE aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG