Conheça alguns fatos importantes sobre as Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/01/entenda_a_crise_dos_refens_das_farc_na_colombia_1252014.htmlEntenda a crise dos reféns das Farc na Colômbia Nahum Sirotsky: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.htmlFarc tentaram repetir Fidel, mas não conseguiramhttp://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.html" / Conheça alguns fatos importantes sobre as Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/01/entenda_a_crise_dos_refens_das_farc_na_colombia_1252014.htmlEntenda a crise dos reféns das Farc na Colômbia Nahum Sirotsky: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.htmlFarc tentaram repetir Fidel, mas não conseguiramhttp://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.html" /

Colombianos protestam por liberdade de Betancourt e de demais seqüestrados

BOGOTÁ - Milhares de colombianos ocuparam hoje ruas e praças de dezenas de cidades em manifestações pela vida, convocadas por organizações civis para exigir a liberdade dos seqüestrados, especialmente dos que estão nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/03/saiba_mais_conheca_alguns_fatos_importantes_sobre_as_farc_1257608.htmlConheça alguns fatos importantes sobre as Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/01/entenda_a_crise_dos_refens_das_farc_na_colombia_1252014.htmlEntenda a crise dos reféns das Farc na Colômbia Nahum Sirotsky: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.htmlFarc tentaram repetir Fidel, mas não conseguiramhttp://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2008/04/03/correspondente_ig_farc_tentaram_repetir_fidel_mas_nao_conseguiram_1256766.html

EFE |

         Meninas usam máscaras de Ingrid e camisetas dizendo 'Todos Somos Ingrid'

Os protestos se desenvolveram de forma pacífica, segundo as autoridades e os organizadores, membros da Rede de Iniciativas pela Paz e Contra a Guerra (Redepaz).

Os pedidos se centraram, em boa parte, na exigência para que as Farc libertem a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e os mais de 700 seqüestrados em seu poder, entre eles 40 que podem ser trocados por rebeldes presos.

A fundação País Libre, que trabalha pela liberdade dos seqüestrados e dá assistência aos familiares e aos libertados, calcula que na Colômbia há mais de 2.800 pessoas em poder de grupos rebeldes, principalmente das Farc.

"Não é possível permitir que centenas de seqüestrados morram pouco a pouco no meio da selva. É hora de dar prioridade vida sobre qualquer outra coisa", declarou Olga Gómez, diretora da fundação.

Em Bogotá, a passeata principal foi liderada, entre outros, pelo ex-senador Jorge Eduardo Gechem e a ex-companheira de partido de Betancourt, Clara Rojas, libertados unilateralmente pelas Farc.

Segundo afirmaram à Agência Efe porta-vozes de algumas das organizações participantes, a jornada procurou "fazer pressão por um acordo humanitário" para os reféns.

Em diversos pontos de Bogotá, como no Capitólio Nacional, sede do Congresso colombiano, cartazes com fotografias de reféns foram pendurados.

A imagem de Betancourt, que se transformou em símbolo dos seqüestrados colombianos, apareceu em milhares de camisetas que os manifestantes usavam.

Em menos de dois meses, a Colômbia viveu manifestações similares, a primeira em 4 de fevereiro, na qual milhões de pessoas protestaram também em mais de cem cidades do mundo, e a segunda, em 6 março, contra a violência paramilitar.

Leia também:

Leia mais sobre: Ingrid Betancourt - Farc

    Leia tudo sobre: farcingrid betancourt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG