Colombianos festejam libertação de seqüestrados das Farc

Bogotá, 2 jul (EFE) - Dezenas de pessoas saíram hoje às ruas de Bogotá para festejar o resgate da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três americanos e 11 militares e policiais que faziam parte do grupo de seqüestrados das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

A festa de um triunfo esportivo, muitas pessoas fizeram soar as buzinas dos carros nas ruas de Bogotá e provocaram engarrafamentos em algumas ruas e avenidas.

Gritos como "libertem todos os colombianos" foram ouvidos de alguns transeuntes, que tiraram lenços brancos para celebrar o resgate de Betancourt, os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, e os 11 policiais e militares.

A "Operação Xeque", que concluiu com a libertação dos cativos, que faziam parte do grupo de 40 políticos, estrangeiros, militares e policiais que as Farc pretendiam trocar por 500 rebeldes presos, foi qualificada pelo ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, como "sem precedentes".

Segundo Santos, a operação "passará à história por sua audácia e efetividade e que deixa muito em alto, muito em alto, a qualidade e o profissionalismo das Forças Armadas colombianas".

Horas depois do resgate nas selvas dos departamentos do Guaviare (sul) e Vaupés (sudeste), o grupo de seqüestrados chegou a Bogotá em um avião da Força Aérea Colombiana. EFE mlb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG