Colômbia viola os DH em um ano como Pinochet em todo seu regime (ONG)

Na Colômbia são cometidas anualmente o mesmo número de violações dos Direitos Humanos do que as ocorridas durante toda a ditadura de Augusto Pinochet no Chile, disse nesta terça-feira o diretor da organização defensora dos Direitos Humanos Human Rights Watch (HWR), o chileno José Miguel Vivanco.

AFP |

A declaração foi feita por Vivanco à Radio Cooperativa de Santiago, que o entrevistou para que respondesse às declarações feitas recentemente pelo presidente Alvaro Uribe, que o chamou de "cúmplice e defensor" da guerrilha das Farc.

O chileno considerou que a reação do presidente colombiano é própria de "autoridades que acumularam tanto poder e são tão pouco controladas que o concentraram em suas próprias mãos e se acostumaram a governar quase sem críticas", acrescentou.

O mandatário colombiano desclassificou o informe da HRW, que ressalta que o governo colombiano dificulta as investigações judiciais nas quais estão envolvidos paramilitares.

Vivanco foi expulso da Venezuela em meados de setembro, horas depois da divulgação de um relatório crítico da organização humanitária sobre a atuação do Executivo do presidente Hugo Chávez.

A ditadura chilena se estendeu por 17 anos, entre 1973 e 1990, e deixou como saldo mais de 3.000 vítimas entre mortos e desaparecidos.

pa/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG