ensaio para pleito presidencial - Mundo - iG" /

Colômbia vai às urnas como ensaio para pleito presidencial

BOGOTÁ (Reuters) - Os colombianos irão às urnas no próximo domingo para escolher um novo Congresso, numa eleição que põe à prova a atual coalizão de governo e que pode definir futuras alianças para a eleição presidencial de maio. Depois da decisão da Corte Constitucional que sepultou definitivamente a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Álvaro Uribe, os partidos da coalizão conservadora dele tentarão manter suas cadeiras no Congresso.

Reuters |

Um triunfo das forças governistas deixaria o presidenciável Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa de Uribe, em boas condições de buscar alianças e receber um sólido respaldo na eleição presidencial de 30 de maio, nas quais desponta como favorito nas pesquisas.

"Não mudemos de rumo, mantenhamos o rumo, é preciso melhorá-lo, mas não o abandonemos", pediu o popular Uribe em entrevista a uma rádio, em uma referência implícita à sua obra no governo e ao grande apoio que tem recebido da coalizão no Congresso. Ele fez um convite para que todos compareçam às urnas.

Uma eventual derrota da coalizão, com a perda da maioria no Senado e na Câmara, abriria espaço para a vitória de um candidato independente ou de oposição em maio, segundo analistas.

"A coalizão uribista sem Uribe é minoria", afirmou o analista político León Valencia, chamando a atenção para a falta de lideranças e para a proliferação de dirigentes, o que poderia se refletir no avanço de outras forças políticas no Congresso e um melhor posicionamento de rivais de Uribe na eleição presidencial.

A analista Consuelo Ahumada advertiu sobre o movimento de grandes quantias financeiras em várias regiões com o aparente propósito de comprar eleitores, reavivando o fantasma das fraudes eleitorais e das alianças de políticos com grupos armados ilegais.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG