Colômbia reitera que, por enquanto, não há aproximação com Equador

Bogotá, 26 out (EFE) - O Governo colombiano assegurou que, por enquanto, não há qualquer aproximação com o Equador para retomar as relações, mas espera que, a pedido da Organização dos Estados Americanos (OEA), seja possível avançar para restabelecer as ligações bilaterais rompidas em março.

EFE |

O ministro das Relações Exteriores colombiano, Jaime Bermúdez, afirmou em entrevista publicada hoje pela agência "Colprensa" que, "contra o terrorismo, não pode haver posição marginal", e, enquanto se restabelecem as relações, a segurança na fronteira "continua sendo importante" para evitar a entrada de grupos armados ilegais.

Sobre as reuniões entre membros das chancelarias de Bogotá e Quito, ressaltou que esse "processo ficou suspenso há algum tempo".

"Neste momento, não há qualquer aproximação com o Equador, mas continuamos, de maneira discreta, avaliando a possibilidade que em instâncias como a Organização dos Estados Americanos seja possível avançar", acrescentou o ministro.

Bermúdez ressaltou que a decisão do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de não participar da cúpula da Comunidade Andina de Nações (CAN) na semana passada no Equador foi "acertada" por "dignidade nacional".

"Decidimos que tanto o presidente quanto o chanceler não iriam (ao encontro) em virtude de declarações do presidente Rafael Correa", afirmou.

O ministro colombiano lembrou que, a princípios de outubro, vários peritos da Promotoria foram seqüestrados e levados a território equatoriano pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e, imediatamente, as autoridades colombianas entraram em contato com as autoridades desse país.

"Vamos continuar fazendo essa monitoração, porque devemos evitar que, em qualquer lugar do mundo, as Farc tenham um espaço e, nesse sentido, o trabalho que devemos desenvolver na fronteira com o Equador continua sendo importante", reiterou. EFE fer/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG