violações da Nicarágua - Mundo - iG" /

Colômbia protestará junto à OEA contra violações da Nicarágua

Washington, 22 jul (EFE).- A Colômbia denunciará nesta quinta na Organização dos Estados Americanos (OEA) as persistentes violações do Governo nicaragüense às normas e princípios do direito internacional e aos compromissos na luta contra o terrorismo.

EFE |

O embaixador da Colômbia na OEA, Camilo Ospina, solicitou em 18 de julho a inclusão desse tema na agenda da reunião ordinária do Conselho Permanente do órgão, que acontecerá em 24 de julho.

Esta será a segunda vez em um menos de um mês que a Missão Permanente da Colômbia denuncia perante os 34 países-membros da OEA a atitude da Nicarágua frente à luta contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e os assuntos internos do Governo do presidente Álvaro Uribe.

Em 24 de junho, Ospina acusou Manágua de ter uma conduta "agressiva" e "abusiva" e de fazer "apologia ao terrorismo", por causa da apresentação em público de duas supostas guerrilheiras das Farc às quais a Nicarágua deu asilo político.

"Trata-se de um protesto verbal" da Colômbia perante a OEA por "toda a atitude" da Nicarágua para com o Governo de Uribe e por "tudo que foi dito" ultimamente sobre o líder e as Farc, explicaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

As tensões entre ambos os países aumentaram depois que o presidente nicaragüense, Daniel Ortega, ofereceu a Uribe sua ajuda para conseguir a libertação dos reféns em poder das Farc.

Entretanto, Bogotá rejeitou uma gestão desse país perante a guerrilha.

Em resposta ao protesto formal da Colômbia, Ortega disse que não tem de pedir permissão a ninguém "para lutar pela paz".

O chanceler colombiano adiantou em 18 de julho que levará este assunto à OEA por "se tratar de situações que violam o espírito da Convenção Interamericana contra o terrorismo", assim como as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o mesmo aspecto. EFE cae/rb/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG