Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Colômbia protesta contra grampo em comunicações de cônsul na Venezuela

Bogotá, 1 dez (EFE) - O Governo da Colômbia protestou hoje diante do da Venezuela pela intercepção de comunicações do consulado do país na cidade venezuelana de Maracaibo, cujo titular renunciou por intervir em assuntos internos de Caracas, informou hoje o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez.

EFE |

O ministro das Relações Exteriores confirmou em entrevista que a nota verbal foi entregue em Caracas pelo embaixador colombiano, Fernando Marín, perante a Chancelaria venezuelana.

Bermúdez se referiu ao incidente denunciado no domingo pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e baseado no canal "Venezolana de Televisión", segundo o qual o cônsul da Colômbia em Maracaibo, Carlos Galvis, tinha comemorado a vitória de políticos opositores nas eleições regionais de 23 de novembro.

O chanceler colombiano disse que o cônsul apresentou sua carta de renúncia, que foi aceita imediatamente, já que "é inconveniente e inoportuno por parte de um funcionário diplomático ou consular falar de assuntos internos da Venezuela".

A conversa revelada pela estação de televisão era entre Galvis e José Obdulio Gaviria, assessor do presidente colombiano, Álvaro Uribe.

No entanto, ressaltou que o Governo colombiano fez um protesto "à parte", pois o locutor do canal televisivo referiu-se às autoridades da Colômbia como "narcogovernantes".

Chávez tinha advertido no domingo de que se a Colômbia não retirasse Galvis, ele mesmo o expulsaria.

O chanceler colombiano afirmou que comunicou ao ministro de Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, "a preocupação de que pudessem estar ocorrendo este tipo de intercepções às comunicações de função de diplomatas da Colômbia".

Por isso, pediu ao embaixador em Caracas para entregar a nota verbal com "a preocupação séria de que exista intercepção" e "pelos termos nos quais se expressou" o locutor do canal estatal, disse Bermúdez. EFE gta/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG