Colômbia já tem 189 casos suspeitos da gripe

Bogotá, 10 mai (EFE).- O número de casos suspeitos de pacientes com o vírus da gripe suína na Colômbia subiu hoje para 189, 20 a mais em relação aos dados divulgados na sexta-feira pelo Governo.

EFE |

De acordo com o boletim do Posto de Comando Unificado colombiano sobre o vírus, no país há 189 "casos suspeitos", enquanto foram descartados outros 321 "por critério clínico epidemiológico ou por laboratório".

No total, dos 512 casos analisados só há um confirmado e um outro provável.

O confirmado é o de um comerciante de Zipaquirá, 50 quilômetros ao norte de Bogotá, que esteve no México. Seu estado não é grave e ele segue em recuperação em casa.

O departamento (estado) de Cundinamarca é o lugar onde mais casos suspeitos há, com 60, dos quais 48 são em Bogotá, sua capital.

O Governo colombiano anunciou que o Instituto Nacional de Saúde já faz testes específicos rápidos que permitirão confirmar a infecção pelo vírus.

Segundo o relatório do Posto de Comando Unificado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a gripe está presente em 29 países que notificaram 4.379 casos de infecção pela gripe.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE ocm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG