Colômbia inicia em clima de calma suas eleições legislativas

Por Luis Jaime Acosta BOGOTÁ (Reuters) - A Colômbia iniciou neste domingo eleições legislativas decisivas para renovar o questionado Congresso que colocarão à prova a força da coalizão do governo e indicarão as futuras alianças políticas para as eleições presidenciais de maio.

Reuters |

"As forças armadas realizam uma grande tarefa para proteger a democracia em todo país, a grande proteção da democracia deriva do ato dela vir de cada um de nossos cidadãos. Sucesso ao país nesta jornada da democracia", disse o presidente Alvaro Uribe depois de votar.

A eleição para renovar o Congresso, considerado pelos colombianos como uma das instituições mais corruptas e ineficientes de uma das democracias mais sólidas e antigas da América Latina, será um desafio para mostrar a transparência da diligência política depois que 30 parlamentares foram presos.

Os congressistas, membros da coalizão que apoia Uribe, foram acusados de terem feito pactos com antigos esquadrões paramilitares de ultra-direita que financiaram suas campanhas com dinheiro do narcotráfico e promoveram suas candidaturas nas áreas que controlavam, garantindo suas eleições,

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG