Colômbia identifica novo chefe do tráfico nas Farc

Bogotá, 5 jan (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) nomeou como novo chefe do narcotráfico dentro de sua organização Elmer Mata, conhecido como Albeiro Córdoba, filho de um dos fundadores da guerrilha e que as autoridades davam por morto em 2005.

EFE |

O jornal "El Tiempo" publicou hoje um relatório, citando fontes militares, no qual assegura que "Córdoba", filho do falecido fundador das Farc "Efraín Guzmán", tem agora sob seu controle a extorsão de dinheiro, o manejo de rotas e a venda da pasta de folha de coca.

Os militares se baseiam na informação que encontraram em um computador achado num acampamento no qual o comandante militar das Farc, Jorge Briceño, conhecido como "Macaco Jojoy", ordena chefes locais a enviar informação sobre a produção da droga a "Córdoba".

Mata foi nomeado em substituição a Tomás Medina, conhecido como "Negro Acacio", morto em um bombardeio militar em 2007 no departamento (estado) de Vichada, no interior.

"Tudo o que tinha 'Acacio' será conduzido por 'Córdoba'. Há muita desordem nessa frente (...) e é preciso reagrupar tudo o que estava em (as frentes) 43, 27, 39 e 16", descreve uma das mensagens enviadas por Briceño aos seus subalternos.

Além disso, pede a seus homens que não deixem se confundir por falta de comunicação entre diferentes frentes pela presença de militares em suas áreas e que antes de cumprir uma ordem "verifiquem quem a está dando". EFE fer/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG