Colômbia espera assinar tratado de livre-comércio com UE neste ano

Bogotá, 5 fev (EFE).- O ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Luis Guillermo Plata, prevê que seu país assinará um tratado de livre-comércio com a União Europeia (UE) em meados deste ano, informaram hoje à Agência Efe fontes de sua pasta.

EFE |

Plata, que viajou hoje a Lima para se reunir com seus colegas dos países-membros da Comunidade Andina (CAN), também previu que se poderia fechar a negociação em uma rodada que será realizada em Bruxelas na semana de 22 de fevereiro.

O funcionário confirmou sua participação na reunião, na qual buscará reforçar os temas mais delicados do acordo comercial com a UE, que são os mecanismos de isenção de tarifas para a importação de matérias-primas e de baixa de impostos para os veículos na Colômbia.

Ele e o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, participaram hoje de uma reunião de ministros de Exteriores e de Comércio da CAN, na qual se aprovou uma Agenda Estratégica para financiar a integração e superar as divergências entre seus membros.

Colômbia e Peru foram os atores principais durante a maior parte das negociações entre os países andinos e a UE. Hoje, no entanto, o Equador decidiu voltar à mesa após conseguir a redução das tarifas de banana, tal como queria.

Dessa maneira, dos membros da Comunidade Andina, só a Bolívia se mantém fora das negociações com a UE. EFE agp/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG