Colômbia e Venezuela retomam relações diplomáticas

Decisão é anunciada após reunião entre os presidentes Juan Manuel Santos e Hugo Chávez

iG São Paulo |

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciaram nesta terça-feira o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas em julho após o governo do então presidente Álvaro Uribe denunciar perante a Organização de Estados Americanos (OEA) a presença de guerrilheiros das Farc em solo venezuelano.

Nesta terça-feira, Chávez e Santos tiveram uma reunião na cidade colombiana de Santa Marta. O ex-presidente argentino e secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, também participou do encontro.

© AP
Chávez e Santos se encontram em Santa Marta, na Colômbia

Antes da reunião, os dois líderes se mostraram otimistas quanto à possibilidade de um acordo. "Viemos com a vontade à frente, com o coração à frente, com o amor à frente, a começar pacientemente a reconstruir o que foi desmoronado", disse Chávez ao chegar a Santa Marta, cidade escolhida para o encontro e local da morte de Simón Bolívar, herói da independência de ambas as nações.

"Contamos com muitos recursos para construir novas e boas relações entre Colômbia e Venezuela. Depois de todas estas tormentas, Colômbia, venho ratificar o meu amor, que será eterno", acrescentou o presidente venezuelano.

O presidente Santos, que assumiu o governo no fim de semana no lugar de Álvaro Uribe, disse que iria buscar que "as relações entre os dois países irmãos, como são Venezuela e Colômbia, possam se restabelecer sobre bases firmes e perduráveis".

Com EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: venezuelacolômbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG