Colômbia é um dos países com maior número de deslocados

Washington, 16 jun (EFE).- Com três milhões de pessoas no exterior, a Colômbia continua sendo um dos países com maior número de deslocados, revelou hoje o relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidas sobre o tema (Acnur).

EFE |

O relatório "Global Trends 2008" afirmou que os conflitos pelo mundo deixaram 26 milhões de deslocados, dos quais 14,4 milhões receberam assistência do Acnur, 600 mil a mais que no ano anterior e o dobro que em 2005.

O organismo assinalou que contabilizou mais de 1,1 milhão de novos deslocados, apesar de 1,4 milhão dos registrados em balanços anteriores ter conseguido voltar para suas casas.

Colômbia, Iraque, Somália e a República Democrática do Congo (RDC) são os países com mais deslocados internos.

No Iraque, o número passou de 2,4 milhões, em 2007, para 2,8 milhões, em 2008, enquanto na RDC, os deslocados aumentaram para 1,5 milhão e na Somália para 1,3 milhão, devido à volta dos conflitos internos.

Sobre os refugiados, que o balanço estimou em 15,2 milhões, um terço vai para países nos quais o Acnur dá assistência, na região da Ásia e do Pacífico. Segundo o documento 75% são afegãos.

O continente americano é o que teve o menor número de refugiados, apenas 8% de sua população, e os colombianos representam o maior grupo, com 374 mil pessoas. EFE elv/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG